Dr Paulino Souza Neto Vascular Surgery, Endovascular Surgery

Patologias » Arteriais

O Sistema Arterial é de alta pressão e por onde o sangue oxigenado é escoado. A saída do sangue oxigenado do coração se dá pela Aorta, maior artéria do corpo Humano, com diâmetro na sua origem de até 5 cm. Este sangue se distribui pelo corpo através dos ramos da Aorta e suas segmentações. Como o coração produz fluxo e pressão intermitentes, a Aorta apresenta características elásticas e musculares, que permitem tolerar as sobrecargas de fluxo e pressão geradas. Nos pontos de estresse pode ocorrer uma ruptura da camada íntima com maior intensidade, que quando associada a fatores de risco levam ao adoecimento da artéria.

Uma vez distribuído, o sangue perde sua pressão e flui através dos capilares, onde ocorre a troca de gases (Oxigênio e Gás Carbônico) e de nutrientes. Após passar pelo capilar, o sangue retorna agora sob regime de baixa pressão, sendo fracionado em duas partes; uma leve conduzida pelo sistema venoso de volta ao coração, e uma pesada, conduzida pelo sistema linfático.
As artérias podem apresentar 4 complicações clássicas, quais sejam a dilatação patológica (Aneurisma), descolamento de fragmento de íntima (Dissecção), estreitamento ou oclusão do seu lúmen interno, conduzindo a falta de oxigenação nos tecidos irrigados pela artéria em questão (Isquemia) e finalmente a sua ruptura levando a quadros de sangramento (hemorragia).