Patologias » Arteriais » Aterosclerose

Arteriosclerose é o termo genérico que usamos para descrever uma gama de doenças que levam a endurecimento das artérias. Estas são as distrofias da camada média ou muscular (Fibrodisplasia) Calcificação distrófica da Média (Monckeberg) e as placas de colesterol sob a íntima (Aterosclerose).
Esta é a mais comum das doenças arteriais. É caracterizada pela formação de placas de colesterol sob e revestimento interno da artéria, a íntima. Estas placas podem crescer para dentro da luz vascular, causando seu estreitamento, ou causar uma fraqueza estrutural na parede da artéria, levando à sua dilatação.
Assim a artéria pode ocluir e privar seu território de circulação levando à morte destes tecidos. Pod também dilatar levando à formação de Aneurismas que são passíveis de rotura ou trombose, co consequente hemorragia ou privação de circulação a tecidos.
A localização desta complicação irá determinar sua clínica. Assim, o entupimento da artéria coronária causa o Infarto Agudo do Miocárdio, da Carótida causa o derrame , e o da perna causa claudicação e gangrena.
Da mesma forma, o Aneurisma Cerebral causa hemorragia cerebral, o Aneurisma de Aorta causa tumor pulsátil abdominal, o de Carótida leva a tumor pulsátil cervical e o de Poplítea tumor pulsátil atrás do joelho.
A gama de doenças vasculares causada pela Aterosclerose é ampla, e em essência, depende de su localização e se evoluiu para aneurisma, oclusão vascular ou ambos..
Como medida preventiva o indivíduo com idade entre 50 e 65 anos de idade deve ser triado quanto presença destas complicações através de exame clínico e alguns exames complementares.
Indivíduos com história familiar, fatores de risco como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Dislipidemia, Tabagismo e Hiperhomocisteinemia devem cuidar atentamente destas doenças para evitar o impacto metabólico destas na formação das placas de colesterol nas artérias.
Para tanto, o acompanhamento com seu médico de confiança é fundamental.
As doenças das artérias são em conjunto a maior causa de mortalidade no Brasil e Estados Unidos. Seus maiores expoentes são o infarto do Miocárdio e o Derrame (AVC), seguidos das doenças vasculares periféricas arteriais.