Patologias » Arteriais » Dissecção da Aorta

Dissecção é a patologia na qual ocorre um descolamento da camada interna da artéria (Íntima), permitindo que o fluxo sanguíneo ocorra por entre as camadas íntima e média. As artérias têm camadas definidas (como uma cebola), e a rotura da camada interna permite que o fluxo sanguíneo arterial progrida entre as camadas.
Tal fluxo estreita a luz verdadeira, dificultando a circulação. Além disso, oclui a luz dos ramos da artéria, levando a falta de nutrição dos tecidos irrigados por estes. Nos exames podemos ver o contraste em duas luzes distintas, a dupla luz.
São fatores de risco para esta doença a Aterosclerose, o tabagismo, a Hipertensão Arterial Sistêmica e fatores hereditários como a Síndrome de Marfan.
A manifestação clínica das dissecções são variadas, mas cursam com dor súbita torácica ou abdominal e sintomas decorrentes da privação de fluxo aos ramos da mesma.
Quando falta fluxo nas artérias viscerais (que levam sangue para os Rins e Intestinos), seu funcionamento fica prejudicado e pode causar o infarto destes órgãos.
As artérias que irrigam os membros inferiores podem sofrer também por esta privação d circulação.
Apesar de ser entidade distinta dos Aneurismas, seu tratamento é idêntico, seja por cirurgia aberta ou Endovascular.
As metas da cirurgia são fechar o orifício de entrada, revascularizar os ramos comprometidos e substituir a artéria danificada por prótese.
As metas do tratamento Endovascular são as mesmas, porém o segmento da artéri danificado é revestido internamente por endoprótese.