Patologias » Arteriais » Doença Arterial Oclusiva Renal

O Rim é o órgão de depuração do sangue, filtrando o mesmo e eliminando excretas pela urina.
Recebendo fartos 25% do débito cardíaco, o Rim tem ainda a função de controlar a pressão arterial.
Assim a falta de circulação no Rim leva o mesmo a interpretar que a pressão está baixa, fazendo com que lance mão de seu mecanismo regulador da Pressão Arterial, a secreção de Renina, que tem como efeito final a intensa elevação da pressão arterial e a retenção de Sódio e água.
Assim o estreitamento da artéria Renal é uma das maiores causas de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) secundária, a Hipertensão Reno-vascular. A HAS em 90% dos casos é dita essencial, sem alterações anatômicas ou fisiológicas que a causem. Entretanto nos 10% restantes a estenose da artéria renal é muito frequente.
O tratamento desta condição é a revascularização do Rim, através de cirurgia aberta ou cateterismo.
Quando a doença arterial no Rim atinge vasos de pequeno calibre e a microcirculação renal, a doença é muito difusa para se utilizar esta técnica. Para tanto dispomos recentemente de dispositivos de denervação renal. Assim, através do cateterismo podemos bloquear os reflexos neurológicos que levam ao aumento da pressão arterial.
Tratamento Clínico
Recentemente publicações nos mostraram que o tratamento clínico agressivo apresenta os mesmo resultados da angioplastia Renal em termos evolutivos.
Há indicação para ambos os tratamentos em casos específicos.
Assim, a correção dos fatores de risco é de grande importância. Medidas como controle de doença crônicas (Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Dislipidemia), modificação de hábito (sedentarismo, tabagismo, etilismo) e o tratamento medicamentoso (antiagregante plaquetário, estatinas, diuréticos) são de máxima importância na terapia adjuvante desta patologia. A escolha da melhor terapia para cada paciente depende de avaliação criteriosa pelo médico.