Dr Paulino Souza Neto Vascular Surgery, Endovascular Surgery

Patologias » Venosas

O Sistema Venoso é constituído de 2 sistemas paralelos distintos, o superficial localizado na camada de gordura abaixo da pele, e o profundo localizado entre os músculos. Comunicando estes 2 sistemas há veias valvuladas que direcionam o fluxo do sistema superficial para o sistema profundo. Para tanto estas veias passam por orifícios na capa dos músculos, sendo assim, denominadas veias perfurantes ou pérfuro-comunicantes.

Do ponto de vista funcional o sangue venoso retorna para o coração através da compressão das veias profundas que, munidas de válvulas, permitem fluxo unidirecional exclusivamente. Quando os músculos relaxam, as veias superficiais drenam para o sistema venoso profundo, de modo a acelerar seu enchimento e otimizar a ação da bomba venosa.
As veias podem apresentar 4 complicações patológicas distintas de onde decorre uma gama extensa de doenças distintas. Estas são a formação de coágulo em seu interior, cuja denominação é distinta de acordo com o sistema acometido (Flebite ou Trombose Venosa), Insuficiência Valvular permitindo refluxo, Compressão Venosa Extrínseca e Hemorragia.