Patologias » Arteriais » Estenoses da Aorta e Troncos

A Aorta é a via de escoamento bombeado pelo coração para todo o organismo. Reside aí sua principal importância.

Sua oclusão ou a de seus ramos leva a sintomas decorrentes da privação do sangue a este destino.

Circulação colateral pode se desenvolver nos casos crônicos.

Os sintomas se relacionam ao território privado de circulação normal.

No caso do arco aórtico os sintomas neurológicos e nos membros superiores ocorrem.

No caso da Aorta terminal, caracteriza-se a síndrome de Leriche.

Nesta, com a diminuição do fluxo para a pelve e pernas, surgem os sintomas de disfunção erétil e dores nas pernas ao caminhar (claudicação intermitente).
Ao exame nota-se a ausência dos pulsos Femorais.
O tratamento clínico com uso de medicamentos que aumentam a circulação colateral é utilizado nos casos mais leves.
Nos casos mais severos, a revascularização pode ser feita por via aberta ou por via endovascular.
Devido aos menores riscos a correção endovascular é preferida. Nesta, uma endoprótese é instalada no interior da artéria após ser dilatada. Ao colocar esta endoprótese revestida o endotélio adoecido é excluído da circulação, evitando a recidiva da doença.
Mesmo após seu tratamento, o manejo clínico da aterosclerose é de fundamental importância.
A ocorrência sincrônica com a doença coronariana e cerebrovascular é frequente e deve ser investigada.
O melhor tratamento depende de análise pormenorizada pelo seu médico.