Dr Paulino Souza Neto Vascular Surgery, Endovascular Surgery

Patologias » Outras » Hiperidrose

A Hiperidrose é uma condição patológica onde o indivíduo apresenta quadro de sudorese excessiva e determinada área do corpo. Os sítios mais frequentes são as mãos, axilas, dorso e pés.
Assim, durante momentos de grande estresse, a pessoa sua intensamente. Quando ocorre nas mãos, indivíduo molha sua folha de prova ou documento, ou fica envergonhado ao pegar na mão de uma pesso importante. Esta contingência social limitante faz com que os indivíduos procurem o médico.
Está muito bem estabelecida a relação entre esta patologia e quadro de ansiedade, sendo que muito pacientes melhoraram com psicoterapia exclusivamente.
A psicoterapia tem efeito profundo, entretanto demorado e com altos e baixos. Nos indivíduos onde Hiperidrose torna-se a causa da ansiedade, ou quando não há tempo hábil para aguardar os efeitos d psicoterapia, está indicada a cirurgia para a correção desta condição.
A cirurgia tem efeito imediato, e pode ser aplicada em até três dos quatro membros. Pode ocorrer um aumento transitório da sudorese em outros locais, fenômeno conhecido como Hiperidrose compensatória. Entretanto este fenômeno é limitado e não atinge a área motivo do tratamento.
A indicação da cirurgia e as alternativas terapêuticas devem ser discutidas com seu médico.

Para informações sobre o tratamento cirúrgico leia sobre Simpatectomia Torácica.

Todos os direitos reservados ®