Dr Paulino Souza Neto Vascular Surgery, Endovascular Surgery

Patologias » Outras » MAV - Malformações Arterio-venosas

As Malformações Vasculares são tumores vasculares. Embora sejam benignos do ponto de vista biológico, sua localização e seu volume podem levar ao sintomas relacionados a elas.
Do ponto de vista microscópico trata-se de neoplasia benigna constituída por artérias e suas ramificações, veias e vasos linfáticos. A proporção com que cada um contribui para a massa vascular trará apresentações distintas. Assim temos MAVs com predomínio arterial e MAVs com predomínio Venoso.
Estes vasos sanguíneos também formam curtos-circuitos entre a artéria e a veia. Se este ocorre em vasos d calibre maior, chamamos de MAV macro-fistular. Quando nos menores e capilares chamamos de Microfistular. Estas comunicações, ou shunts, levam ao roubo da circulação para a região, fazendo com que possa haver falta de irrigação nos tecidos ao redor. Em oposição, um aumento do fluxo pode levar a crescimento anormal de um membro quando na idade de estirões.
Embora aparentemente técnico, estes achados terão grande importância no planejamento e tratamento destas MAV.
Nos exemplos a seguir podemos observar abaixo a Angiorressonância de uma MAV Venosa Microfistular e ao lado sua embolização.
O melhor tratamento depende de análise pormenorizada de cada caso por parte do seu médico.
Todos os direitos reservados ®