Dr Paulino Souza Neto Vascular Surgery, Endovascular Surgery

Saúde da Mulher » Miomas Uterinos

Os Miomas uterinos são nódulos benignos do músculo uterino que normalmente não causam problemas.

Podem se localizar sob a camada interna do útero, no meio da parede muscular ou ainda sob o revestimento externo do mesmo. e devido a sua posição são classificados em sub-mucoso, intra-mural e sub-seroso.

Quando um mioma se localiza sob a mucosa, pode causar sangramento menstrual intenso, levando a anemia e suas consequências.

Se se trata de mulher em menopausa ou com sua prole completa, o racional é retirar o útero com técnica adequada para que se resolva este problema e evite-se novos.

Entretanto algumas pessoas têm passado cirúrgico que torna o acesso ao útero um evento de risco, ou ainda há mulheres que, em idade fértil e ainda desejando gestar, não desejam abdicar de sua função reprodutora.

Para estas mulheres dispomos do recurso de embolização dos miomas uterinos.

Através de um cateterismo, seguimos até a artéria que irriga o mioma e injetamos algumas esferas que ocluem os vasos que alimentam o mioma, sem entretanto prejudicar a circulação uterina.

Desta forma, o utero é preservado, assim como a função reprodutora.

A artéria ovariana também é ramo da artéria uterina e precisa se ter muito cuidado e técnica para não comprometer sua circulação.

Desta forma, o procedimento seguro é consequente à experiência de quem o realiza.