Dr Paulino Souza Neto Vascular Surgery, Endovascular Surgery

Patologias

As doenças vasculares são de uma grande diversidade e podem acometer os vasos sanguíneos dos mais diversos calibres irrigando qualquer órgão que dependa deste suprimento vascular para sua subsistência.

Ainda o vaso sanguíneo pode sofrer 3 complicações distintas, quais sejam o estreitamento ou fechamento de sua luz, privando o fluxo vascular, a dilatação de suas paredes levando ao crescimento do vaso e a hemorragia, consequência natural de dilatação ou de trauma.

Fato é que o cirurgião vascular irá tratar estas enfermidades que tem múltiplas variáveis dependendo do local onde se encontram estas alterações.

Ainda como os vasos sanguíneos passam por estreitos naturais, sua compressão extrínseca é fato também tratado pelo cirurgião vascular.

Devido à maioria dos órgãos receberem sua nutrição através dos vasos sanguíneos, estes se tornam uma excelente via de acesso para o tratamento dos mesmos, principalmente órgão profundos e de difícil acesso.

Diante desta pluralidade, o cirurgião vascular tornou-se também um apoiador no tratamento de patologias inerentes a outras especialidades.

Aqui apresento algumas das principais patologias do dia a dia do cirurgião vascular.