Tratamento Cirúrgico » Arterial » Revascularização Mesentérica

O Intestino é responsável pela digestão e absorção dos alimentos, assim como pela eliminação dos resíduos alimentares. Ele é muito bem irrigado por 3 troncos arteriais, o
Tronco Celíaco, artéria Mesentérica Superior e artéria Mesentérica Inferior. Estes 3 troncos se comunicam intensamente através da arcada de Riolano. Assim, manter apenas 1 destes 3 é o suficiente para manter as funções do intestino. Entretanto quando ocorre o estreitamento de 3 ou oclusão de 2 e estreitamento do terceiro, as funções digestivas ficam prejudicadas. O primeiro sintoma é o de dor abdominal após se alimentar, acompanhada de perda de peso, desnutrição e alternância no hábito intestinal. Se não tratado em tempo pode levar ao infarto do intestino, conhecido como Abdômen agudo Vascular, entidade grave e, nos casos extensos, com alta mortalidade. Sua maior causa é a Aterosclerose.
Para revascularizar o intestino, podemos utilizar pontes de safena, mas normalmente estes pacientes têm múltiplas comorbidades, sendo em sua grande maioria impraticável devido complexidade clínica do paciente.
O recurso endovascular torna-se atraente, uma vez que pode realizar este procedimento com menores riscos.
Normalmente revascularizamos uma destas 3 artérias, mas pode ser necessária a revascularização de 2 em pacientes com uma arcada de Riolano Pobre.
O melhor tratamento depende de análise pormenorizada de cada caso pelo seu médico.