Dr Paulino Souza Neto Vascular Surgery, Endovascular Surgery

Tratamento Cirúrgico » Arterial » Revascularização Renal

O Rim pode ser revascularizado por cateterismo ou por cirurgia aberta para tratar a Hipertensão Renovascular o Infarto Renal ou a Insuficiência Renal de causa vascular.
No primeiro método, um cateter é direcionado à origem da artéria renal, que é então dilatada e um stent é implantado para manter a luz vascular aberta, conforme observamos nas imagens abaixo.
A cirurgia aberta consta de incisão abdominal ampla o suficiente para se abordar a artéria Renal e a artéria doadora. Uma ponte de safena é realizada entre a artéria doadora e o rim receptor, fazendo com que o sangue chegue normalmente ao Rim, conforme demonstram as angiografias ao lado.
Apesar da ampla incisão e da maior manipulação do Rim, a cirurgia aberta está indicada nos casos onde a técnica Endovascular não tem sucesso.
Ao revascularizar o Rim, há uma imediata cessação na produção de Renina e a pressão arterial pod subitamente cair. Assim, cuidados anestésicos são muito importantes ao se revascularizar o Rim, assim como observação do Pós-operatório imediato na Unidade de Cuidados Intensivos (UTI).

Todos os direitos reservados ®